quinta-feira, 14 de junho de 2007

oi...;))

Olá! É a Liliana do 1º ano que se apresenta...podem chamar-me de pirikita (é quase o meu nome..) ou entao de lili...
Uma vez que este blog é para ser sério e tudo mais (até respeito isso) tenho de me controlar nas abreviaturas porque caso contrário serei expulsa de vez!
Este curso é super interessante, aprendem-se coisas mesmo úteis....vim aqui parar mais ou menos de pára-quedas mas gostei do curso e cá estou para fazê-lo ate ao fim!
A todos os interessados neste curso para o próximo ano lectivo, eu aviso que é bom que seja mesmo isto que queiram seguir porque o curso não é fácil...também não é nenhum bicho de 7 cabeças mas e necessário empenho e dedicação....(não sei se serei a pessoa mais indicada para falar disto mas sou razoavelzita...)


Bem,passem por cá e deixem as vossas opiniões...
bjokas e ate um próximo post!!
;***

12 comentários:

Anónimo disse...

boas! vou-me candidatar ao curso de linguas e culturas orientais este ano uma vez que no ano passado pus em primeira opção relações internacionais dps de ponderar este e o anterior curso. R.I desiludiu-me em vários aspectos e sempre tive um grande fascinio sobre o oriente mas confesso que me sinto um pouco amedrontada com o desafio do curso: ler e escrever chinês/japonês!!! acham possivel alcançar esta meta com apenas 3 anos nestas linguas? em que sentiram mais dificuldade até agora? até daqui a uns meses e boa sorte para os exames :)

Kiyoshi disse...

Sim é possível, agora que estou no fim do 1º ano ainda me espanto comigo próprio por já conseguir ler tanta coisa. Claro que sendo o chinês o major do curso e tendo muitas mais horas do que japonês é normal que esteja mais "afinado". Claro que em 3 anos não se aprende tudo, é preciso aprofundar depois. Dificuldades? É uma questão de empenho e algum esforço ;)

Anónimo disse...

Tenho que concordar com o kiyoshi disse e acrescentar apenas mais umas coisas. é verdade que nem eu pensei alguma vez saber tanto apenas com 1 ano de curso principalmente sobre chinês. Em relação aos 3 anos é evidente que é pouco, mas por isso é que existe o mestrado onde (em principio) 1 ano é passado na Universidade de Tianjin (China) onde aí é k vais potenciar ao máximo a fluência do teu chinês. Onde eu tive particularmente mais dificuldades é a falar chinês devido aos 4 tons existentes na lingua; e também em relação ao vocabulário e gramática japonesa (isto mais por falta de estudo) Por ultimo deixo-te um conselho: é que não podes ter medo de perseguir as tuas ambições mesmo k sejam um bocado desafiantes. Cumprimentos e vai dando notícias.

Anónimo disse...

obrigada pelas vossas respostas!!! sinto-me mais confortável com a minha escolha :) quero também dar-vos os parabéns pelo vosso blog, dá-me a impressão que o pessoal do curso de uma forma geral tem um grande espírito de união e inter-ajuda (talvez por serem poucos alunos, ao contrário da grande maioria dos cursos) o que é um ponto, desde já, a favor desta licenciatura. Fiquem bem e hasta setembro ;)

Kiyoshi disse...

Apesar de o curso estar a crescer e a receber cada vez mais alunos, acho que esse espírito ainda se mantém. Quase toda a gente se conhece e há sempre alguém com quem contar ;)
Fica bem, continua a visitar o blog e bem-vinda a LCO ^^

Anónimo disse...

hahahaha, obrigada pelas boas-vindas :D curiosidade: há mais algum curso semelhante a LCO em portugal?

Kiyoshi disse...

Não, o mais parecido é um em Aveiro que tem Chinês mas o curso é de Línguas e Relações Empresariais por isso é bastante diferente.

Anónimo disse...

Há também um em Leiria mas só abrange a parte da tradução de chinês para português e vice-versa pelo que sei. Em relação ao espírito de união no nosso curso ele existe sem dúvida visto que eu apesar de estar no 1º ano conheço á volta de 95% do pessoal do curso.Só para teres uma ideia.Cumprimentos

Mad Hattress disse...

É bom saber que se nota a união que há no curso. Podes sempre contar com o pessoal que está mais avançado para te ajudar no estudo e, claro, numa boa noite de festa.
O curso é muito interessante e requer esforço mas se te empenhares desde o inicio, não encontrarás dificuldades de maior grau.
Boa sorte e sê bem-vinda.

Anónimo disse...

Olá Pessoal :)

Também pretendo candidatar-me ao LCO, vamos lá ver.Eu já tinha visto este curso no ano passado, pois andei numa busca exaustiva para encontrar um curso de chinês/japonês, quando o vi (o LCO)fiquei muito contente, mas perdi logo a vontade de vir para este curso por causa da distância, só este ano é que aquela ''força'' para alcançar o que quero ''renasceu''. Se conseguir a bolsa, espero estar aí. :D ''Onde há vontade há sucesso''

Já agora, qual o significado do que está escrito no rolo, à esquerda. :P

Abraços!!

Kiyoshi disse...

É mesmo esse o espírito, se queremos alguma coisa temos é de lutar por ela porque ninguém o vai fazer por nós ;)

O que diz ali à esquerda lê-se "Dong Fang Xue", está escrito em caracteres antigos e quer dizer "Estudos Orientais", mais ou menos, aproveitei porque é o que temos escrito nos casacos de curso, talvez se mude para o ano não sei ^^

Unknown disse...

Olá :)

Sou aluna do 12ª ano e ando de olho neste curso, para o futuro.
Pelo que vi este curso não é assim tão assustador como eu pensava :) As minhas dúvidas recaem sobre a empregabilidade...como é a empregabilidade deste curso?
alguém sabe dizer.me algo sobre este aspecto? :D

债家 (é assim? lol)

:D