quinta-feira, 6 de março de 2008

Actividade - Recorte chinês de papel

Jian Zhi é um trabalho feito de papel: recorta-se o papel na forma de figura, que pode ser de flores, animais, pessoas, paisagens, lendas, ou outros desenhos. "Jian" significa "recortar", e "Zhi" significa "o papel".

Os trabalhos de Jian Zhi de papel mais antigos foram encontrados no Reino Guo Chang, paralelo à Dinastia do Norte e do Sul (420 - 589).

Na Dinastia Tang (618 - 907), Jian Zhi era usado popularmente em casas e especialmente apareciada durante os festivais tradicionais e em funerais. A técnica de Jian Zhi desenvolveu-se muito e os trabalhos dessa época eram muito finos. O uso de materiais para Jian Zhi expandiu-se também, incluindo papel, folha de ouro e tecido de seda. O termo Jian Zhi apareceu nesta época.

Duas unidades de Jian Zhi da Dinastia Tang são conservadas hoje no Japão. Uma é feita de folha de ouro, contendo 16 caracteres chineses que são uma saudação de um festival e têm um sentido muito auspicioso. A outra foi feita de folha de ouro e tecido de seda, a imagem no centro é de uma criança brincando com um cão, que é feita de tecido de seda branco e foi tingida depois. O estilo e a técnica deste trabalho já são muito semelhantes aos de Jian Zhi atual de cidade de Fo Shan da província de Guang Dong.

Quarta-feira, dia 12 de Março, 18h15, Aula de de recorte artístico de papel

Instituto Confúcio

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradeço pela informação valiosa que apresentaram! Obrigada